Portal
traz destaque fashion-cultural das 12 cidades-sede da Copa do Mundo
Está
no ar Fashion Culture Brasil. É de Curitiba o projeto vencedor no grupo Moda do
Eixo Criativo do Concurso 2014 do MinC
Curitiba 13/06/2014 – Um Brasil com “s” para ingleses,
franceses, alemães, italianos, americanos, sul-africanos e outras
nacionalidades verem. Está no ar o portal Fashion Culture Brasil, que traz os
destaques da moda e do design das doze cidades-sede que estão atraindo turistas
de 32 países envolvidos no mundial de futebol.
Com
coordenação editorial da jornalista Nereide Michel e direção de arte do
produtor Paulo Martins, o portal foi o único escolhido do grupo de Moda no Eixo
Brasil Criativo, do Concurso 2014, realizado pelo Ministério da Cultura. O site
bilíngue (português-inglês) reflete o autêntico lifestyle brasileiro por meio
de seus estilistas, designers e marcas de cada região.
Pela sua abrangência, o
Fashion Culture Brasil envolveu o trabalho de pesquisa e curadoria de “craques”
do jornalismo de cada capital onde estão sendo realizados os jogos do
campeonato mundial: Adélia Lopes (Curitiba), Aline Ebert (Porto Alegre), Creuza
Medeiros (Cuiabá), Cristina Pioner e Germana Cabral (Fortaleza), Fernanda Matos
(Salvador), Lu Catoira (Rio de Janeiro), Marta De Divitiis (São Paulo), Mazé
Mourão (Manaus), Natália Dornellas (Belo Horizonte), Phelipe Rodrigues
(Recife), Roberta Pimenta (Natal) e Thiago Malva (Brasília).
Segundo
Paulo Martins, “inicialmente quisemos mostrar o espaço que a moda autoral está
conquistando nas cidades que estão recebendo o maior fluxo de turistas durante
a competição. Mas no decorrer do projeto percebemos que este trabalho de
verdadeiro garimpo deve continuar a ser alimentado, pois será um espaço de visibilidade
para os criadores e toda a cadeia da indústria criativa ”.
Cada
cidade contempla no portal um estilista representativo, guia de eventos
culturais e curiosidades da culinária regional. Além disso, um roteiro fashion
traz um raio-X dos ateliês de moda autoral e associações que trabalham com
produtos sustentáveis. Tudo com endereços e indicações para que os interessados
possam se localizar e sejam incentivados a conhecer pessoalmente os espaços e
seus produtos. Complementando a parte de moda, cada jornalista pinçou na rua
pessoas que representam o street fashion de cada cidade-sede do mundial.
Em
outro link, A Moda como Cultura, destaque para estilistas que já se tornaram
emblemáticos ao buscar na cultura brasileira fonte de inspiração para suas
coleções. Nele estão o cearense Lino Villaventura, o mineiro Ronaldo Fraga, a
baiana Márcia Ganem e o paranaense Silmar Alves. "Fizemos tudo com muito
critério. Acreditamos que um importante canal se abriu para a moda autoral no
Brasil”, observa Nereide Michel.
Há
mais de uma década, a jornalista Nereide Michel e o produtor Paulo Martins têm
realizado um trabalho que promove o diálogo da Moda com a Cultura através de
eventos como o Curitiba Fashion Art e o concurso Prêmio João Turin de Incentivo
aos Novos Designers de Moda. “Em um mundo globalizado é essencial valorizar a
identidade local para que esta inspire produtos diferenciados e atrativos para
o mercado nacional e internacional. A identidade é um dos pilares da economia
criativa”, avalia a jornalista.
Além
de ampliar a visibilidade da moda autoral brasileira, o Fashion Culture Brasil
tem como objetivo contribuir para uma imagem brasileira que vai além do futebol
e do carnaval num momento em que as atenções do mundo se voltam para o nosso
país. “A diversidade e a criatividade do brasileiro estão representadas no
Portal por meio dos pequenos e micro criadores locais”, destaca Paulo Martins.
O
conteúdo do portal Fashion Culture Brasil também pode ser acessado e baixado em
smartfones e tablets nos totens interativos instalados no Espaço Cultura,
presente em todas as cidades-sede da Copa do Mundo.
Portal
Fashion Culture Brasil
www.fashionculturebrasil.com.br
FASHION
CULTURE BRASIL
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Dani Brito –
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